HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, homologadas pelo Conselho Nacional de Educação por meio do Parecer 003/2004, evidencia o resgate da contribuição social, econômica e política da população afrodescendente e destaca a valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro. Sobre AS DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais, julgue os itens abaixo.

 

I As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais impulsionam o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

II As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizam a cultura africana em detrimento da pluralidade cultural brasileira.

III As DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais oferecem uma resposta em termos de políticas de ações afirmativas à demanda educacional da população afrodescendente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I e II.
I e III.

A Lei 10.639/2003 incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Com relação à inclusão desta temática de estudo no currículo da educação básica, julgue os itens a seguir.

 

I A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana apenas nos estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental.

II A Lei 10.639/2003 estabelece, entre outros temas, os movimentos de emancipação dos negros e a participação do negro na formação social brasileira.

III A Lei 10.639/2003 determinou que os conteúdos concernentes ao ensino de história e cultura afro-brasileira fossem ministrados exclusivamente pelas disciplinas de Arte e História.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
I, apenas.
III, apenas.
I e III.
II, apenas.

Para os signatários do Manifesto da Educação Nova, o novo homem, com novos hábitos, disciplina, cooperação e solidariedade não pode ser formado pelo modelo verbalista e enciclopédico da escola tradicional. A dinâmica de transformação da sociedade e da ciência colocaram em questão os limites da velha pedagogia, destacando:

 

I os novos lugares dos sujeitos da educação: o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem; o professor como estimulador da curiosidade e mediador da construção do conhecimento.

II a centralidade do professor como sujeito que detém o saber, e cuja autoridade lhe assegura a transmissão dos conhecimentos de humanidades, ciências, e dos valores fundamentais para a vida em sociedade.

III a escola como fundamento da sociedade humana, espaço de aquisição ativa da cultura e enunciação concreta de uma profunda obra social que ultrapassasse o estreito quadro dos interesses de classes.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.
I, somente.
III, somente.
I e III.
I e II.

À medida da consolidação do capitalismo, diversas transformações vinculadas à Revolução Industrial atingiram amplos setores da economia, tencionando não só a reorganização das relações de trabalho e produção, como a determinação de novos arranjos sociais e culturais. Sobre o socialismo e suas influências sobre a educação, julgue as afirmativas a seguir.

 

I O crescimento da classe proletária foi acompanhado de igualitário acesso aos benefícios da nova ordem econômica.

II Do ponto de vista epistemológico, as ideias socialistas reafirmam o pressuposto idealista de que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.

III As extensas e insalubres jornadas de trabalho fizeram surgir as organizações de trabalhadores e os movimentos fecundados pelas ideias socialistas.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
II e III.
III, somente.
II, somente.
I, somente.

No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Considerando o trabalho desenvolvido pelos missionários jesuítas no Brasil-colônia, julgue os itens abaixo.

 

I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.

II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.

III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, II e III.
I, somente.
I e III.
I e II.
II e III.

Leia, a seguir, um trecho da carta do padre Manuel da Nóbrega, enviada à Lisboa em 1558.

 

A lei, que lhes hão-de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher; estirem-se, pois têm muito algodão; ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros; mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, [...] tendo terras repartidas que lhes bastem, e com estes Padres da Companhia para os doutrinarem (NÓBREGA apud ARANHA, 2006, p. 145).

 

O trecho dessa carta ilustra o processo de assujeitamento dos índios pelos padres jesuítas. Como consequências das atitudes dos missionários jesuítas para a cultura indígena, julgue os itens a seguir.

 

I Houve a desintegração da cultura indígena e o extermínio de uma grande quantidade de índios confinados nas missões.

II Houve o fortalecimento da cultura indígena, pois, considerando-os como “filhos menores”, os jesuítas tinham como frente de trabalho a defesa dos indígenas e a preservação de seus cultos.

III Houve a doutrinação dos indígenas que, sendo reconhecidos como possuidores de uma “alma”, foram educados segundo padrões europeus de religiosidade, moralidade e organização política.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
II, somente.
I, somente.
I e III.
II e III.

No ensino O narrador, Walter Benjamin nos chama atenção para a articulação da arte narrativa à memória. Segundo o filósofo, para contar suas histórias, o narrador recorre ao acervo das experiências que lhe constituem como ser-no-mundo. Nesse sentido, a memória exprime o ethos como dimensão comunicante entre o sujeito e o mundo, entre saber e não-saber. A memória faz da experiência do vivido a substância mesma de que se constitui a história.

 

De acordo com Walter Benjamin, a memória:

 

I designa a competência que confere inteligibilidade, sentido e valor à experiência.

II indica a habilidade de recordação do passado a partir da linearidade temporal dos fatos.

III permite que o sujeito se aproprie do curso da história, transitando entre o passado e presente.

IV caracteriza o processo de rememoração que limita o passado ao tempo do acontecimento.

V representa o passado como imagem do presente e reflexão que o homem faz sobre o seu lugar no mundo.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, IV e V.
I, II e IV.
II, III e V.
I, III e V.
II, III e IV.

De acordo com Walter Benjamin, a memória torna possível que, ao deslocar-se entre passado e presente, o narrador se aproprie do curso da história e transite pelo tempo criando pontos de conexão, quiasmas, intermezzi; uma espécie de comunicação sintagmática, manifestada em entremeios.

 

Sobre o conceito de memória em Walter Benjamin, julgue os itens a seguir.

 

I A memória tece a rede que em última instância todas as histórias constituem entre si.

II A memória indica a habilidade de recordação do passado a partir da linearidade temporal dos fatos.

III A memória caracteriza o processo de rememoração que limita o passado ao tempo do acontecimento.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.
I, somente.
I e III.
II, somente.
I e II.

Os decretos assinados por Campos entre 1931 e 1932, e que efetivaram a reforma Francisco Campos, além do que dispunham sobre o regime universitário e a organização da Universidade do Rio de Janeiro, trataram da organização do ensino secundário e comercial, e da criação do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao ensino superior, foram notados importantes avanços na organização técnica e administrativa das universidades.

 

A respeito da organização técnica e administrativa das universidades, julgue os itens a seguir.

 

I Com a reforma do regime universitário, o ensino superior ganhou maior autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.

II A reforma do ensino superior resgatou o modelo de organização dos colégios jesuítas, resultando na simples agregação das faculdades de ensino.

III O estatuto das universidades propunha a congregação em unidade universitária de pelo menos três dos seguintes institutos: Direito, Medicina, Engenharia e Educação, Ciências e Letras.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
I e III.
II, somente.
I, somente.
III, somente.

Enquanto na Europa o positivismo de Auguste Comte privilegiava a ciência como forma superior de conhecimento, no Brasil a tentativa de superar o ensino de caráter humanístico e literário não alcançou seus objetivos. Acerca das influências positivistas sobre o projeto de educação na Nova República, julgue os itens a seguir.

 

I A tentativa de alinhar-se ao projeto positivista de ciência e progresso decorria da necessidade de criar na Nova República um modelo de escola capaz de sustentar a nova ordem política, econômica e social.

II A influência positivista na Nova República refletiu importantes efeitos sobre as doutrinas pedagógicas que sustentavam a organização do currículo nos níveis de ensino elementar e secundário.

III O caráter irrestrito e afirmativo da educação na Nova República refletia uma única preocupação: formar um cidadão consciente de sua participação na vida política.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.
I, somente.
I e III.
III, somente.
II, somente.
Páginas: 12345678910
11